Tratamentos Odontológicos

Conheças nossas especialidades da odontologia

Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade Odontológica que tem por objetivo corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada para possibilitar a estética do sorriso, a beleza facial e melhorar a função mastigatória. Dentes tortos, apinhados, que não se encaixam corretamente são difíceis de ser mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente.

Os dentes tortos também prejudicam a estética.

O tratamento ortodôntico possibilita uma boca mais saudável, uma aparência agradável e dentes com possibilidade de durar por toda a vida.

Por que procurar um especialista?

O especialista (Ortodontista) é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.

Existem vários tipos de tratamento Ortodônticos e podem ser divididos em:

- PREVENTIVO: Tem por finalidade evitar a instalação de má-oclusões, por exemplo removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre os dentes.

- INTERCEPTATIVO: Visa a correção de má-oclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.

- CORRETIVO: Tem o objetivo de tratar má-oclusões já instaladas, geralmente mais graves, utilizando aparelhos mais complexos.

-PRÉ-PROTÉTICO: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de prótese, implantes, etc.

- ORTO-CIRÚRGICO: Corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando Ortodontia à Cirurgia nos ossos da face.

Com o emprego de técnicas modernas é possível realizar um tratamento mais efetivo e em menor tempo.

Um dos benefícios do tratamento ortodôntico é a melhora da autoestima em consequência da melhora estética que proporciona.

Há vários tipos de aparelhos ortodônticos. Cada um deles é indicado de acordo com a idade do paciente e do tipo de problema a ser tratado.

Crianças utilizam geralmente aparelhos removíveis e ortopédicos.

Os aparelhos mais utilizados por adultos e adolescentes é o fixo, que podem ser convencionais, autoligados e estéticos (porcelana e safira).

O conhecimento, a técnica a experiência do profissional são os fatores mais importantes para o sucesso do tratamento do que o tipo de aparelho isoladamente.

Agendar consulta