Acompanhe

Dicas, novidades e assuntos sobre odontologia

Saiba como a odontopediatria pode ajudar na saúde de seus filhos

Saiba como a odontopediatria pode ajudar na saúde de seus filhos

A área da odontologia especializada em saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes se chama odontopediatria. A odontopediatria trabalha com medidas preventivas e tratamentos específicos, mantendo a saúde bucal da criança e prevenindo problemas futuros.

 

QUANDO DEVE SER A PRIMEIRA VISITA?

É indicado que a criança visite um odontopediatra em seu primeiro ano de vida, já que ele acompanha o desenvolvimento bucal dos pequenos. O profissional observa se os dentes estão nascendo de maneira correta, se a criança tem todos os dentes ou se poderá acontecer algum problema futuro.

Diferente do adulto que precisa visitar um dentista de 6 em 6 meses, a visitação da criança será conforme o odontopediatra recomendar, já que ela se desenvolve muito rápido e acaba tendo uma mudança expressiva.

O odontopediatra dará dicas sobre o cuidado com os dentes da criança em casa. Essas sugestões irão desde a maneira correta de escovar os dentes e usar o fio dental até informações adicionais com base na condição dental específica do seu filho. Ele também perguntará sobre a alimentação e orientará os pais a protegerem os dentes e a gengiva do pequeno.

 

PROBLEMAS MAIS COMUNS

Os dentes definitivos de uma criança começam a nascer a partir dos 6 anos de idade e isso não significa que os dentes de leite não precisem de cuidado. A primeira dentição é um guia para o desenvolvimento dos dentes permanentes.

O uso contínuo de chupetas e mamadeiras sem o acompanhamento de um odontopediatra pode causar impactos negativos na estrutura óssea e muscular da face. A mamadeira também pode trazer as chamadas “cáries de mamadeiras” que estão relacionadas à inadequada higienização bucal.

O estresse emocional na criança pode trazer o hábito involuntário de ranger os dentes, conhecido como bruxismo infantil. E caso seja notado algum problema ortodôntico, o odontopediatra pode encaminhar a um ortodontista para um melhor tratamento.

 

CUIDADOS

Para que o seu filho tenha uma saúde bucal saudável, fique atento às dicas da ORTOFAN:
. evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar;
. ingerir alimentos mais crocantes auxiliam na estimulação da dentição;

. incentivar seu filho ingerir uma boa quantidade de água diariamente;

. escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia depois de cada refeição e usar o fio dental (opte por produtos que contenham flúor);

. visitar o odontopediatra regularmente ajudará na prevenção de possíveis doenças bucais.

 

 

 

ACOMPANHE A ORTOFAN!

Os primeiros dentes do seu filho são importantes e cuidar deles é um benefício para a vida toda. A visita ao odontopediatra é essencial para garantir a boa saúde bucal da criança.

Não adie para levar seu filho ao odontopediatra. Aproveite e traga ele para a ORTOFAN. Agende uma consulta conosco!

Por: OrtoFan • 22 Outubro 2019